quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Sugestão de Projeto Valores

Image and video hosting by TinyPic

Projeto: Jardins dos valores


INTRODUÇÃO:
Através das leituras realizadas e da prática no cotidiano escolar percebemos que o apelo por valores está cada vez mais constante em cada país na medida em que educadores, pais e até mesmo as crianças encontram-se sensivelmente afetados pela violência e outros problemas crescentes que implicam na falta de coesão social. 
Nós, educadores, somos solicitados frequentemente a abordar problemas que surgem na sociedade e implicam, muitas vezes, na ausência de uma relação harmoniosa entre os seres humanos onde os principais valores pessoais, sociais e morais parecem não existir. 
Sendo assim devemos, desde muito cedo, cultivar os valores no dia-a-dia dos nossos alunos, conscientizá-los da importância e da necessidade em preservar valores como respeito ao próximo, amor, amizade, gratidão, cooperação, colaboração, entre outros. 
É fundamental perceberem o quão importante é dizer obrigado, pedir desculpas, licença e por favor. Essas palavras são necessárias para uma boa convivência em grupo. 
Devem perceber que os valores estão presentes não só na sala de aula, mas no cotidiano também e que se deve fazer uso deles diariamente procurando não mentir, não discriminar nem enganar e cooperar com o próximo. Enfim, somente pela educação preventiva podemos atingir o objetivo de formar cidadãos conscientes, mostrando-lhes qual o melhor caminho a seguir, elucidando-os sobre o perigo. 
Dentro desta visão é importante trabalhar a interação na atuação de professores e alunos na Educação Infantil, despertando o senso moral na infância, sensibilizando, mobilizando e resgatando valores no cotidiano da escola infantil, ou seja, experiências vividas no dia-a-dia da escola, construindo a identidade, autonomia e ampliação da competência simbólica, construindo na infância qualidade para novos desafios; resgatar valores morais como justiça, generosidade e dignidade nas crianças e nos docentes, promovendo integração entre a família, aluno e escola a fim de desenvolver vínculos afetivos, auto-estima, aprendizagem e limites. 
Desta forma, desenvolver um cidadão crítico, sua identidade, autonomia e ampliação da competência simbólica. 
A criança aprende moralidade e desenvolve-a observando. A presença de autoridade é importante para o desenvolvimento da mesma. 
Educação Infantil é o momento de ensinar as crianças conceitos simples de educação que ajudem a desenvolver princípios morais como, por exemplo: 
- Pedir desculpas = Estimulando o senso de justiça 
- Dar bom dia = Estimulando a generosidade 
- Dizer obrigado = Estimulando a dignidade 
Fazer com que a criança se sensibilize com o outro: isso pode ser favorecido com a brincadeira, com a música e com o contar histórias, desenvolvendo a compaixão que é o facilitador para se chegar à moralidade. 
“(...) O futuro que deixamos para as crianças é fabricado na convivência(...)” . Humberto Maturama. 
Devemos ampliar a linguagem na escola e mudar nossa postura como educadores diante dos alunos, não os rotulando, trabalhando e elaborando positivamente conceitos errados e/ou negativos, pré-estabelecidos, e transformá-los numa linguagem atual, fortalecendo, assim, conteúdos positivos que facilitem a formação de um caráter adequado; é o momento de ajudar a criança e os docentes a pensarem e refletirem sobre diferentes valores e as implicações práticas de expressá-los para si mesmos, para a comunidade e para o mundo em geral, aprofundando o entendimento, a motivação e a responsabilidade de fazer escolhas pessoais e sociais positivas. 
É muito importante promover a integração entre o aluno, família e escola, pois a criança desenvolve vínculos afetivos resgatando valores morais como amor, respeito, responsabilidade, cooperação, humildade, honestidade, justiça, dignidade. Na educação infantil é importante que as crianças criem situações de experiências vivenciadas. Através disto podemos observar se os valores adquiridos estão adequados ou não e dar-lhes condições de mudar padrões formados e elaborados erroneamente.
Encorajar os educadores a olharem para a educação como uma filosofia de vida, e por meio dela facilitar o crescimento geral, o desenvolvimento e as escolhas do aluno, de modo a integrá-lo na comunidade com respeito, confiança e propósito. 
É comum ouvirmos pais ou professores corrigindo crianças o tempo todo, o que pode desenvolver sentimentos de insegurança com padrões comportamentais como: Eu não sei; Eu não posso; Eu não consigo. Ou outros como: Quem termina primeiro? 
Isso incita a competição, o que pode gerar agressividade ou sentimento de frustração e fracasso se não obter o resultado esperado. Temos que pensar que ninguém dá o que não tem, ou o que nunca aprendeu. 
No entanto, para assegurar a formação dos alunos devemos interiorizar que os valores são ensináveis, somos capazes de criar procedimentos com responsabilidade, com atitudes profissionais (intencionalidade – ter subsídios e intenção de...), com vontade de chegar ao compromisso, que explicitam nossa missão que é muito maior que transmitir informação. 
“...Valores só têm sentido quando mexe com a emoção, pois a emoção transforma e forma o caráter. Planejar para que as crianças se tornem adultos responsáveis, solidários, sensíveis, etc. requer ação, intenção em todos os momentos da vida na escola. Aprender a trabalhar com situações inesperadas, criar contextos onde a criança experimenta situações que não esteja acostumada...”. (Marini, Elaine – 2006). 
Coisas simples como: Cantar – estimula a emoção, alegra o coração, além de encorajar à exposição; brincar de trepa - trepa – estimula coragem; pular corda – estimula coragem; ou seja; aproveitar situações de brincadeiras das próprias crianças para mudar o paradigma e através disto desenvolver valores – mudar posturas, isso sim é uma ação intencional.
Outro exemplo: A brincadeira: ovo na colher – serve para controlar classes indisciplinadas, praticar a paciência e perseverança. 
O professor deve problematizar situações do cotidiano através de brincadeiras e envolver as crianças na gestão de atividades – incentivar montar tudo até a conclusão e não dar nada pronto. Deixando as crianças experimentarem o inicio das atividades e não somente o final delas; criar trabalhos coletivos com contextos de aprendizagem, deixar que planejem tudo. 
Acreditamos que para desenvolver essas atitudes e atividades a capacitação dos professores da Educação Infantil deve ocorrer da mesma forma que ocorre com as crianças, experimentando através das experiências lúdicas e aprendendo com as mesmas, desta forma poderemos incorporar novos conceitos e facilitar o processo da intencionalidade. 

JUSTIFICATICA:
Educar! Tarefa das mais difíceis! Como se preparar na vida e para a vida? Todo ser humano tem suas crenças e com base nelas seus pensamentos e sentimentos, que culminam nas atitudes.Acredita-se numa sociedade mais humana e justa, sem preconceitos, em que os cidadãos atuem compromissados com o bem comum.A escola se tornaria vazia e ineficiente se omitisse de resgatar certos valores "adormecidos" na consciência humana. Por esse motivo, torna-se essencial refletir o mundo atual, fortalecer e renovar as "crenças", inserindo no processo educacional valores que possibilitem a formação integral de nossos alunos.

OBJETIVOS 
Contribuir com a formação moral da criança. A educação do espírito e da mente para o bem envolve diversos aspectos, envolvendo regras e preceitos o que se deve e o que não se deve fazer no convívio com o outro. Envolve a prática reiterada dos bons hábitos. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
O professor, entendendo que o agente principal da escola é o aluno,deverá: 
• compromissar-se com a filosofia de nossa escola;
• propiciar o desenvolvimento de virtudes indispensáveis à formação humana;
• intensificar o trabalho de valores , consciente do papel social da escola, de modo a oportunizar as reflexões e atitudes que visam ao bem-estar dos cidadãos e o fortalecimento da autonomia dos homens.

PÚBLICO ALVO:
As atividades serão desenvolvidas com os alunos da Educação 
Infantil do 3º e 4º período.

PROFESSORES ENVOLVIDOS NO PROJETO:
Estarão envolvidos no projeto todos os professores dos períodos acima relatadas, esperando- se de cada profissional o desenvolvimento dos objetivos propostos pelo projeto.

DESENVOLVIMENTO E ATIVIDADES SUGERIDAS:
• Expor o projeto e explicar como será trabalhado durante os meses de setembro, outubro e novembro de 2011.
• Assistir a fita de vídeo Na era do gelo. Um filme que aborda muito bem a amizade, o companheirismo, a honestidade e a ajuda ao próximo.
• Leitura de textos informativos e fábulas envolvendo os valores trabalhados.
• Atividades referentes ao temas trabalhados, como: cruzadinhas, desenhos, produções textuais, interpretações, etc.
• Avaliar semanalmente a evolução do projeto com as turmas, verificar se houve progressos, se não houve, quais os motivos.
• Utilizar-se de música ambiente nas atividades.
• Realizar dinâmicas, trabalhando reflexão e conscientização de valores, comportamento e atitudes.
• Confecção de murais sobre valores fixados pela escola.
• Conversas informais – aproveitando acontecimentos do dia-a-dia.
• Relatos de experiências – atitudes de ajuda ao próximo.
• Identificar, registrar e praticar outros valores.
• Registrar semanalmente os erros, acertos e mudanças ocorridas.
RESULTADOS ESPERADOS- METAS:

São resultados esperados desenvolver a capacidade crítica, observadora e a mudança de comportamento.

Podemos dizer que educar em valores e com autodisciplina leva os alunos se desenvolverem e entenderem seus direitos e deveres , como também entenderem os demais colegas,a escola e principalmente a sua família.
• A meta desse projeto é:
aprenderem a respeitar e a escutar o outro;
aprenderem a ser solidários,
a ser tolerantes,
a trabalhar em equipe,
a compartilhar ou socializar o que sabem,
ganhar e a perder,
a tomar decisões, enfim, é assim o resultado da educação 
ajudar os alunos a se desenvolverem como pessoas humanas e fazer ser possível o desenvolvimento harmonioso de todas as qualidades do ser humano ressaltando a qualidade de viver melhor.

AVALIAÇÃO:
A avaliação dos alunos será feita através de observação durante todo o processo do projeto.
A avaliação do projeto será feita ao seu término com todos os profissionais envolvidos, para que assim possamos rever passo a passo todas as ações e solucionar todos os entraves que possam ter ocorrido.

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO:
O cronograma de execução deverá ser desenvolvido por cada período escolar de acordo com as suas perspectivas de trabalho nos meses de setembro, outubro e novembro de 2011.
  •  AMIZADE JUSTIÇA
  •  BONS MODOS OBEDIÊNCIA/ DISCIPLINA
  •  ABRAÇAR RESPONSABILIDADE
  •  CORAGEM BONDADE
  •  CUIDADO AJUDAR
  •  ALEGRIA PACIÊNCIA
  •  COMPARTILHAR COOPERAÇÃO/ PARTILHA
  •  AMOR COMPANHEIRISMO
  •  COMPOSTURA HONESTIDADE
  •  GRATIDÃO SOLICITUDE
  •  CONSIDERAÇÃO SUCESSO
  • COMPREENSÃO SATISFAÇÃO
Image and video hosting by TinyPic
DINÂMICAS SUGERIDAS
        Estimular de forma adequada, o desenvolvimento da confiança e da criatividade.
- Promover integração do grupo de forma lúdica e divertida.
- Estímulos senso-crítico
- Transmitir mensagens
- Desenvolver múltiplas competências e habilidades nos educandos.
- Teatros de fantoches – Estimula a fantasia.
- Aproxima a fantasia da realidade de uma forma branda e segura na formação
da estrutura emocional.
- Proporciona um movimento lúdico de aprendizagem como motivação.
       Confeccionar dobraduras como: Avião da PAZ
Os alunos fazem a dobradura do avião, escrevem mensagens de PAZ e passeando pelo colégio, com a professora, jogam-nos pelas janelas das demais salas de aula. É só aguardar o resultado!

       A Árvore da Vida
Na sala estará exposto um desenho de tronco de árvore e na raiz está escrito: "Ser feliz"!
O professor propõe que os pais escrevam uma mensagem de 2º semestre para os filhos, ou para "tal" bimestre. Solicita, porém, que não registrem o nome da criança e que não assinem (para evitar que alunos, cujos pais faltaram à reunião, se frustrem). Os pais dobram os papéis que contém as mensagens, colocam-nos dentro das bexigas, enchem os balões e montam a árvore. Quando os alunos chegam à sala, a professora explora o "presente" deixado pelos pais com seus alunos. É uma reflexão muito válida e os alunos envolvem-se com os compromissos para o determinado período.
Os alunos podem escolher um nome para a árvore e registrar esse momento no caderno.
       Dinâmica das flores
A professora chega na classe com um ramalhete de flores diversificadas e alegremente fala: "Hoje trouxe flores para cada um de vocês! Mas por que será?
Vamos, antes, conversar sobre a beleza que cada uma destas flores possui.
João, que beleza você vê na margarida? E você, Gisele, fale-nos o que há de bonito na camélia..." Após toda exploração, a docente distribui as flores no meio do círculo de crianças e fala: "As flores são como as pessoas. Uma é diferente da outra. Existe a flor vermelha, a branca, a flor comprida, a baixa... mas todas são flores e possuem a sua beleza.
Existe a pessoa gorda, magra, alta, baixa... mas todas são pessoas e possuem a sua beleza."
Nesse momento a professora pode refletir alguns valores como: respeito, a amizade e compreensão e solicitar, então, que cada aluno escolha uma das flores para levar para casa como marco dessa reflexão.
Essa é uma das muitas vivências que se pode fazer com os pais numa reunião ou explicar para a mãe, citada no exemplo acima, que essa será a estratégia utilizada pela professora.
Image and video hosting by TinyPic
ALGUMAS MÚSICAS PARA DOWNLOAD NA INTERNET:
Músicas – Introduzir canções que falem de amor, de paz, de otimismo e de valores a serem resgatados que valorizem a vida e a convivência harmoniosa entre as pessoas. Trabalhar com musicas dedicado à crianças, pais e professores de Educação Infantil.

*Virtudes - Sentimentos - Valores
.http://www.4shared.com/dir/6011570/b39b0540/Virtudes_-_by_HILARY.html

*Tema Solidariedade
http://rapidshare.com/files/125292815/19_Solid_o_Magia_Musical.mp3.html 

Trabalhando as diferenças
http://rapidshare.com/files/34924765/Claudia_Cotes_e_Ci_a_Baradel_-_A_vez_da_voz_-_Interagindo_com_as_diferen_as.rar 

*Tema - Amizade
Atchim e Espirro - Amigos pra Valer
http://www.4shared.com/file/70326837/395a62a6/Atchim__Espirro_-_Amigos_Pra_Valer.html

*Balão Mágico - É Tão Lindo
http://www.4shared.com/file/70327375/7d14e0a/Balo_Mgico_-__To_Lindo
.html

*Fofão - Amizade
http://www.4shared.com/file/70327955/3870a95e/Fofo_-_Amizade.html

*Toy Story - Amigo Estou Aqui
http://www.4shared.com/file/70329023/715cd610/Toy_Story_-_Amigo_Estou_Aqui.html 

*Tema - UNIÃO
http://www.4shared.com/file/124454160/fe7f00bd/trabalhando_juntos_com
_amor. html 

*Amigo
http://www.4shared.com/dir/12867495/8326a948/sharing.html 


Image and video hosting by TinyPic
Contar histórias – Metaforizar é atuar no inconsciente de forma tranquila e programar conceitos que transmitam valores e virtudes humanas. Criar identidade através de personagens que resgatam valores importantes para o desenvolvimento além de desenvolver a imaginação e associação à vivencias das crianças.

*A TURMA DO BICHO PAPÃO – Folclore [Histórias e canções adaptadas para trabalhar valores, virtudes, diferenças, cidadania, lazer, higiene...
1 - A Casa Mal Assombrada e o Direito ao Respeito - História
2 - A Casa Mal Assombrada e o Direito ao Respeito - Música
3 - A Mula Sem Cabeça e o Direito a Educação - História
4 - A Mula Sem Cabeça e o Direito a Educação - Música
5 - A Múmia e o Direito a Liberdade - História
6 - A Múmia e o Direito a Liberdade - Música
7 - Bicho Papão - História
8 - Bicho Papão - Música
9 - Bruxa Malvada - História
10 - Bruxa Malvada - Música
11 - O Boi da Cara Preta e a Dignidade - História
12 - O Boi da Cara Preta e a Dignidade - Música
13 - O Esqueleto e a Saúde - História
14 - O Esqueleto e a Saúde - Música
15 - O Fantasma e o Lazer - História
16 - O Fantasma e o Lazer - Música
17 - O Lobisomem e a Família - História
18 - O Lobisomem e a Família - Música
19 - O Vampiro e o Direito a Vida - História
20 - O Vampiro e o Direito a Vida - Música
Para baixar entre neste site:
http://www.4shared.com/account/dir/tjjC7W6o/sharing.html

*OS CLÁSSICOS DAS VIRTUDES
ESTE CD FAZ PARTE DE UMA COLEÇÃO DE LIVROS NÃO 
ANEXOS
 - A Perseverança dos Sete Anões
2 - O Príncipe Sapo e a Honestidade
3 - O Perdão do Patinho Feio
4 - A Bondosa Pastora de Gansos
5 - O Responsável Pinóquio
6 - A Galinha dos Ovos de Ouro e a Paciência
7 - O Corajoso Bambi
8 - As Fadas e a Compaixão
9 - Os Três Porquinhos Trabalhadores
10 - Amiga Branca de Neve
http://www.4shared.com/account/dir/tjjC7W6o/sharing.html?sId=f2kv29jmURwPDTOg 

*FÁBULAS INESQUECÍVEIS - TODO LIVRO
ESTE CD FAZ PARTE DE UMA COLEÇÃO DE LIVROS NÃO ANEXOS
01 -Esopo - Assembléia dos Ratos
02 -Esopo - Assembléia dos Ratos-(música) 
03 -Esopo - A Cigarra e a Formiga
04- Esopo - A Cigarra e a Formiga-(música) 
05- Esopo - A Lebre e a Tartaruga
06 -Esopo - A Lebre e a Tartaruga-(música) 
07 -Esopo - A Raposa e as Uvas
08 -Esopo - A Raposa e as Uvas-(música)
09 -Esopo - O Burro e a Pele de Leão
10 -Esopo - O Burro e a Pele de Leão-(música) 
11 -La Fontaine - A Galinha dos Ovos de Ouro
12 -La Fontaine - A Galinha dos Ovos de Ouro-(música) 
13 -La Fontaine - A Raposa e o Galo
14 -La Fontaine - A Raposa e o Galo-(música) 
15 -La Fontaine - O Corvo Que Quis Imitar a Águia
16 -La Fontaine - O Corvo Que Quis Imitar a Águia-(música) 
17 -La Fontaine - O Leão e o Camundongo
18 -La Fontaine - O Leão e o Camundongo-(música) 
19 -La Fontaine - O Rato do Campo e o Rato da Cidade
20 -La Fontaine - O Rato do Campo e o Rato da Cidade-(música) 

http://www.4shared.com/file/134608798/70e579af/Fbulas_Inesquecveis_-_Por_Bruxalda.html

*Mais CDs em: 
http://maravilhas.multiply.com/reviews/item/201

BIBLIOGRAFIA:
• SERRÃO, Margarida; BALEEIRO, Maria Alice. Aprendendo a ser e a conviver.São Paulo: FDT, 1997 
• REDESPIEL, Maria. Alfabetização sem segredos : Temas transversais.São Paulo: Iemar, 1999 
• TILLMAN, Diane; HSU, Diana. Programa vivendo valores na educação : 
• Atividades com Valores para crianças de 3 a 6 anos. 2.ed.São Paulo: Brahma Kumaris, 2002SAID, Selma.
• Coleção Valores para a Vida – Enciclopédia Britânica do Brasil.
• Coleção Sentimentos , de Janine Amos. Editora EKO.
• Fábulas 
• Coleção Se Ligue em Você , de Luiz A. Gasparetto. São Paulo, Espaço, Vida &Consciência.
• O desafio do mar, de Vilmar Berna. São Paulo, Paulinas.
• Aprendendo a ser e a conviver , deMargarida Serrão e Maria ClariceBaleeiro. São Paulo, FTD.
• http://pedagogiccos.blogspot.com/2009/05/trabalhando-valores-sugestoes-de.
html
• http://maravilhas.multiply.com/reviews/item/234
Image and video hosting by TinyPic
Retirado do Blogger Educando com Amor

Nenhum comentário:

Postar um comentário